sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Viva + com - sal!



Você sabia que o sal é composto de 40% de sódio e 60% de cloreto? E que a necessidade nutricional de sódio é de 500mg por dia? E sabia, também, que o consumo de sal nos brasileiros está atingindo 12,3 g por dia?

Pois é! Você pode achar que é exagero, e que tudo isso não passa de informações que não nos levam a nada, mas, esse aumento no consumo de sódio contribui diretamente com o aumento dos índices de hipertensão, problemas cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

O Ministério da Saúde preconiza o uso adicional de 5g de sal por dia (200mg de sódio), que significa o que você pode adicionar ao alimento. Os 300mg restante é o sódio existentes, naturalmente, nos alimentos.

Por isso, o Uni Nutri traz para você algumas dicas para reduzir o sódio na sua casa! Vamos lá?


1)      Evite alimentos industrializados: congelados, embutidos, enlatados e alimentos pré-pronto. Eles possuem, em média, 100x sódio a mais do que os alimentos frescos.

2)      Retire o saleiro da mesa!

3)      Prefira temperos naturais a temperos prontos!




Ah, ai surge outra dúvida! Como utilizar esses temperos naturais?






Além de fornecer sabor aos alimentos, eles também têm um poder antioxidante, que previne cânceres e envelhecimento precoce. Use e abuse!

Outra dica também é utilizar o Gersal! Que além de ser utilizado para salgar e dar sabor aos alimentos, são ricos em fibra, cromo, magnésio, cálcio e cobre.

GERSAL
Ingredientes:
50g de gergelim branco
10g de gergelim preto
1 colher de chá de sal marinho
Modo de preparo:
Em uma frigideira quente, toste o gergelim branco e o preto em fogo baixo até ficar mais douradinho. Processe o gergelim com o sal marinho com auxílio de um mixer ou de um liquidificador.
A textura fica semelhante a uma farinha grossa e o aroma sensacional.

Fonte:
Ministério da Saúde
BISI MOLINA, Maria del Carmen; CUNHA, Roberto de Sá; HERKENHOFF, Luis Fernando  and  MILL, José Geraldo. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Rev. Saúde Pública., vol.37, n.6, pp. 743-750, 2003.

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com