domingo, 21 de abril de 2013

Qual a importância do consumo frequente do café da manhã para a saúde?


Atualmente, observa-se o estabelecimento de uma relação positiva entre o consumo frequente e adequado do café da manhã com baixo risco de sobrepeso e obesidade. Apesar de ser considerada, juntamente com almoço e jantar, uma das 3 principais refeições, a sua omissão torna-se cada vez mais frequente, devido a mudanças do estilo de vida contemporâneo das pessoas.

A omissão dessa refeição não é vista como uma atitude saudável sendo possível relacioná-la com consequências prejudiciais a saúde tais como aumento do consumo de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras), inviabilização do fornecimento de energia necessário às atividades matinais e favorecimento de uma possível deficiência de cálcio.
O perfil dos não consumidores desta refeição é composto por pessoas com baixa frequência de atividade física, fumantes, pessoas que fazem uso frequente de álcool, diagnosticadas com sobrepeso e obesidade, que fazem dietas restritivas sem acompanhamento, bem como por crianças e adolescentes com déficit no aprendizado.
Estudos demonstram que crianças e adolescentes que consomem o café da manhã tem maior aproveitamento nos estudos do que os não consumidores dessa refeição, apresentando assim melhor rendimento escolar. 
Geralmente as pessoas que se preocupam com a imagem corporal e que fazem dietas restritivas, sem orientação, tem o costume de omitir tal refeição o que pode levar a sérios problemas de saúde.
As recomendações científicas são de que o café da manhã deve ser uma refeição completa e balanceada composta por alimentos ricos em nutrientes, fontes de fibras, cálcio e energia.  Atualmente, no Brasil, a composição mais habitual do café da manhã é composta por: leite, café, pães, frios (queijos e apresuntados), biscoitos, frutas e sucos de frutas, geléias, manteiga/margarina.

Outro alimento identificado no café da manhã como forma de escolhas saudáveis são os cereais matinais. No entanto, estudos salientam que a escolha deste cereal deve ser encarada com cuidado, pois muitos deles são elaborados com farinhas e açúcar refinados, adicionados de vitaminas e minerais, sendo, portanto, fontes de carboidratos simples e micronutrientes artificiais. Em comparação, são recomendados aqueles cereais matinais elaborados com farinhas integrais, oleaginosas e açúcar mascavo, sendo fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais.

Opção de café da manhã saudável:
 
02 fatias de pão integral

 01 fatia média de queijo minas frescal

01 fruta

 01 iogurte desnatado
Vamos praticar?
Referência Bibliográfica:
TRANCOSO, Suelen Caroline; CAVALLI, Suzi Barletto  and  PROENCA, Rossana Pacheco da Costa.Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Rev. Nutr. [online]. 2010, vol.23, n.5, pp. 859-869.

sábado, 20 de abril de 2013

Estresse estimula a fissura por doces em mulheres



Vocês sabiam que o estresse pode explicar a vontade que as mulheres sentem em comer doces? 

Pois é, uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP mostrou que mulheres estressadas têm sete vezes mais chances de desenvolver a Dependência de Substâncias Doces (DSD), conhecida como fissura por alimentos doces.

Segundo autora da pesquisa as principais características das mulheres com estresse foram: baixa escolaridade, baixa renda sócio-econômica, presença de problemas conjugais e insatisfação com o ambiente de trabalho. Foram identificadas características do comportamento da DSD e o consumo alimentar.

A maioria das mulheres com DSD afirmou que comem doces para se sentirem melhor (ou para mudar o estado de humor); já constataram que precisa de quantidades de doces cada vez maiores; sentem algum sintoma na ausência de doces; sempre consomem doces mais do que pretendia; ficam horas pensando em como adquirir doces; já reduziram atividades diárias ou de lazer para ficar ingerindo doces; e continuam consumindo estes produtos mesmo sabendo das possíveis consequências à saúde. 





Foi verificado também uma maior circunferência da cintura entre mulheres estressadas.

Fiquem ligadas: Menos estresse e mais saúde para todos! 

Fonte: http://ribeirao.usp.br/index.asp

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sorteio: 50% de desconto em aulas de kick boxing!

Segunda-feira, 1º de abril!

Plano de começar a dieta, fazer uma atividade física, estudar mais... enfim,  quase todos os planos de mudança de estilo de vida começam na segunda-feira! 
E por isso, aproveitando também o começo de um novo mês, o Uni Nutri trouxe uma novidade que vai firmar um novo hábito saudável!

Que tal começar abril fazendo uma atividade física?
Ah! Tá sem dinheiro? 
Não vamos criar desculpas!

Firmamos uma nova parceria, com a Academia Saga, que prometeu dar um nocaute na preguiça e levantar o cinturão da saúde junto com a gente.


A academia é credenciada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF 805-P/SE) e tem uma equipe campeã. Genildo Martins, mais conhecido por Genildo da Saga, vem com um diferencial de oferecer aos seus atletas aulas de pilates, kick-boxing, jiu-jitsu, MMA e musculação.



E por isso, estamos sorteando 50% de desconto nas aulas de kick boxing com o professor Genildo Martins!!!!
Isso mesmo, não é pegadinha de 1º de abril!!



Nome: Genildo Martins
Professor de Kick-Boxing e MMA
25 anos de experiência
* Bi Campeão Estadual de Fullcontact
* Bi Campeão Brasileiro de Fullcontact
* 4º no ranking Sul Americano (KICK)
* 4º no raking Sul Americano (WKO)
Formou em sua academia 2 campeões de Vale-Tudo:
Manuel Messias (Jaguar)
Alfredo (Azulão)



Para participar da promoção é bastante simples, é só participar do sorteio clicando neste link SORTEIO!

Quem curtir a nossa fanpage e compartilhar o post terá a sorte dobrada!
O sorteio será realizado no dia 7 de abril - Dia Mundial da Saúde! 

A academia fica localizada na Rua Tatiana Castro, 1501B, no bairro Grageru.
Telefone: (79) 3043-5193
As aulas são de segunda a sexta, tem duração de 1 hora, e horários que se encaixam perfeitamente em qualquer rotina. 

Segunda= 10:00, 16:00, 18:00, 19:00 e 20:00 
Terça= 16:00, 18:00, 19:00 e 20:00 
Quarta= 10:00, 16:00, 18:00, 19:00 e 20:00 
Quinta= 16:00, 18:00, 19:00 e 20:00 
Sexta= 10:00, 16:00, 18:00, 19:00 e 20:00

Tá esperando o que? Vem lutar com a gente!