domingo, 21 de abril de 2013

Qual a importância do consumo frequente do café da manhã para a saúde?


Atualmente, observa-se o estabelecimento de uma relação positiva entre o consumo frequente e adequado do café da manhã com baixo risco de sobrepeso e obesidade. Apesar de ser considerada, juntamente com almoço e jantar, uma das 3 principais refeições, a sua omissão torna-se cada vez mais frequente, devido a mudanças do estilo de vida contemporâneo das pessoas.

A omissão dessa refeição não é vista como uma atitude saudável sendo possível relacioná-la com consequências prejudiciais a saúde tais como aumento do consumo de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras), inviabilização do fornecimento de energia necessário às atividades matinais e favorecimento de uma possível deficiência de cálcio.
O perfil dos não consumidores desta refeição é composto por pessoas com baixa frequência de atividade física, fumantes, pessoas que fazem uso frequente de álcool, diagnosticadas com sobrepeso e obesidade, que fazem dietas restritivas sem acompanhamento, bem como por crianças e adolescentes com déficit no aprendizado.
Estudos demonstram que crianças e adolescentes que consomem o café da manhã tem maior aproveitamento nos estudos do que os não consumidores dessa refeição, apresentando assim melhor rendimento escolar. 
Geralmente as pessoas que se preocupam com a imagem corporal e que fazem dietas restritivas, sem orientação, tem o costume de omitir tal refeição o que pode levar a sérios problemas de saúde.
As recomendações científicas são de que o café da manhã deve ser uma refeição completa e balanceada composta por alimentos ricos em nutrientes, fontes de fibras, cálcio e energia.  Atualmente, no Brasil, a composição mais habitual do café da manhã é composta por: leite, café, pães, frios (queijos e apresuntados), biscoitos, frutas e sucos de frutas, geléias, manteiga/margarina.

Outro alimento identificado no café da manhã como forma de escolhas saudáveis são os cereais matinais. No entanto, estudos salientam que a escolha deste cereal deve ser encarada com cuidado, pois muitos deles são elaborados com farinhas e açúcar refinados, adicionados de vitaminas e minerais, sendo, portanto, fontes de carboidratos simples e micronutrientes artificiais. Em comparação, são recomendados aqueles cereais matinais elaborados com farinhas integrais, oleaginosas e açúcar mascavo, sendo fontes de carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais.

Opção de café da manhã saudável:
 
02 fatias de pão integral

 01 fatia média de queijo minas frescal

01 fruta

 01 iogurte desnatado
Vamos praticar?
Referência Bibliográfica:
TRANCOSO, Suelen Caroline; CAVALLI, Suzi Barletto  and  PROENCA, Rossana Pacheco da Costa.Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde. Rev. Nutr. [online]. 2010, vol.23, n.5, pp. 859-869.

0 comentários:

Postar um comentário