segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Carne de porco - Quais os benefícios?


Nos dias atuais, há bastante controvérsia com relação ao consumo da carne de porco, né verdade? Vivem dizendo que faz mal, é gordurosa, pobre em nutrientes e tem alto potencial de contaminação. Mas será que essas informações procedem mesmo?

A carne de suína possui composição nutricional similar a da carne vermelha e pode ser sim segura, saborosa e nutritiva, a depender das condições higiênico-sanitárias a qual a carne irá ser passada. É rica em proteína de alto valor biológico, gordura monoinsturada, e várias vitaminas, principalmente do complexo B, como tiamina (B1) e riboflavina (B2) as quais são essenciais para o metabolismo de carboidratos e a função neural e para o metabolismo de aminoácidos e lipídeos, respectivamente.
O teor calórico e de gordura presente na carne, dependerá do corte a ser utilizado na preparação.  DICA: O Lombo é considerado a parte mais magra do porco e pode ser utilizado em diversas preparações (preferência: assado, cozido e/ou grelhado). Por isso pode e deve fazer parte do seu cardápio, alterando com os outros tipos de carne. Vale lembrar que sempre é indicado retirar a gordura aparente das carnes, diminuindo assim o teor de gordura e prevenindo o aparecimento de diversos tipos de doenças, como as cardiovasculares, por exemplo
As condições higiênico-sanitárias a qual os alimentos são expostos são de suma importância para a garantia da segurança nutricional da preparação. De acordo com a ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - A carne e os produtos de suínos, manipulados de acordo com as práticas de higiene não são uma fonte de infecção. DICA:  Além do controle da temperatura, durante a preparação dos alimentos deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semi-preparados e prontos para o consumo para que os micróbios presentes no alimento cru não contaminem o alimento preparado.
Dessa forma, para o consumo seguro da carne de porco, é necessário procurar sempre saber se a carne foi submetida à inspeção da Vigilância Sanitária e se foi devidamente assada/cozida antes do consumo.
Sugestões para o consumo:
Mantenha a limpeza
- Separe alimentos crus de alimentos cozidos
- Cozinhe bem os alimentos
- Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
- Use água e matérias-primas seguras
- Prefira carnes de consistência firme não amolecidas nem pegajosas
- Não adquira carne com bolinhas brancas, chamadas popularmente de “canjiquinha”, parecendo pipoca, pois indica que está infectado por cistos de Tenia, e se uma pessoa ingerir o cisto vivo na carne mal cozida ou mal assada pode adquirir teníase (solitária)
-Não é aconselhável  adquirir  carne  suína em  feiras-livres  ou  ambulantes,  pois  esses  animais  são geralmente provenientes de matadouros clandestinos, sem controle sanitário, podendo transmitir doenças.

Agora é só consumir a quantidade adequada, preferindo cortes magros e cozinhando bem, que você só terá benefícios com a carne de porco. Bom apetite!


0 comentários:

Postar um comentário