terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diabetes Mellitus - Mitos e Verdades


Você sabia que a cada dia que passa mais e mais pessoas são acometidas pela Diabetes Mellitus? Pois é, neste mês foi divulgado uma pesquisa VIGITEL, realizada no período de 2011, relativo à prevalência de diabetes no Brasil, e foi evidenciado que a tendência desta patologia está crescendo no nosso país.

Porém, apesar de bastante prevalente existem vários mitos relacionados à doença, e hoje nós do UniNutri viemos esclarecer um pouco destes para vocês!

- Será que é verdade que as pessoas com diabetes não podem comer beterraba?
Não. As pessoas diabéticas podem sim consumir a beterraba normalmente, pois, este é um alimento classificado como boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, e poderá fazer parte da dieta, mas claro sempre com um acompanhamento do nutricionista.

- Sabendo que a fruta faz bem a saúde, quer dizer que posso comer quantas vezes quiser?
Não.  A fruta é, sim, de fato, um alimento que faz bem a saúde, boa fonte de fibras e vitaminas. Porém, o diabético deve ter o cuidado na hora de consumir certos tipos de frutas. Algumas delas possuem maior quantidade de frutose e glicose, que ao consumir em excesso pode alterar a glicemia (açúcar no sangue).

- Ao consumir o pão, a pessoa diabética deve consumir este somente dormido ou amanhecido ou torrado porque não altera a glicemia.
 Errado. O nutriente que está relacionado ao aumento da glicemia no pão comum é o carboidrato simples, o qual pode ser encontrado em alguns alimentos como, por exemplo, a farinha de trigo branca. Dessa forma, não importa a forma de preparo ou de consumo do pão, a quantidade de carboidrato consumida será a mesma, independente se este está torrado ou dormido. A indicação para o consumo de pães para o diabético, é que este seja de preferência integral, pois contém fibra em sua composição, nutriente, este, essencial para o controle glicêmico nesse tipo de paciente.



- Para diminuir a quantidade de carboidrato presente no arroz basta lavá-lo várias vezes.
Errado. Lavar o arroz não diminui a quantidade de carboidrato presente nele. A indicação de consumo de arroz para os diabéticos é que se dê preferência a forma integral, pelo mesmo motivo citado acima.

- Os produtos diet feitos especialmente para os diabéticos podem ser consumidos livremente.
Não. É certo que os produtos diet foram formulados para pessoas que são limitadas a consumir nutrientes específicos, como, no caso do diabético, a glicose. Porém, ao excluírem da formulação algum nutriente, a indústria alimentícia compensa-o com outro, que pode ser a gordura por exemplo. Por isso, os diabéticos podem, sim, consumir tais alimentos, porem sem exageros para evitar resultados indesejados, e, claro, sempre com a orientação do profissional mais indicado, o nutricionista.

- As pessoas com diabetes não pode comer cuscuz, tapioca, pão francês ou alimentos semelhantes.
Não. Todas as pessoas podem consumir todos os alimentos, porém umas com mais liberdade e outras com mais restrição. O diabético pode consumir tais alimentos, porém na quantidade e frequência adequada. Mas, vale a pena frisar, como foi dito, que os alimentos integrais são muito mais benéficos a este perfil de paciente, mas isto não quer dizer que ele não poderá comer nenhum outro alimento diferente deste.

Agora com algumas dúvidas sanadas podemos cuidar melhor da nossa saúde, e neste caso, em especial da saúde do diabético. Vamos lá?




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/. Acesso em 26 de fevereiro de 2013.

0 comentários:

Postar um comentário