O que tem no rótulo?
- Lista de ingredientes: informa os ingredientes presentes no alimento que deve estar em ordem decrescente, sendo o primeiro ingrediente aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade (prestem atenção nessa informação!!). Além disso, ajuda o consumidor a identificar a presença de ingredientes que não possa consumir (alérgicos, diabéticos, hipertensos, etc.)
- Origem: permite que o consumidor saiba quem fabricou aquele produto.
- Validade: devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses.
- Quantidade em gramas ou mililitros que o produto apresenta
- Informação nutricional: tabela nutricional que ajuda as pessoas a fazerem escolhas nutricionalmente mais adequadas. Abaixo explicamos as informações contidas nessa ferramenta:
Com essa ferramenta nós podemos escolher os alimentos mais saudáveis a partir da comparação de alimentos similares.
Para isso basta saber que um alto %VD indica que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. Já os produtos com %VD reduzido indicam o contrário. Para ter uma alimentação mais saudável dê preferência a:
- Produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio;
- Produtos com alto %VD para as fibras alimentares.
Para mostrar a importância da leitura dos rótulos, nós fomos ao supermercado e trouxemos alguns exemplos de rótulos do nosso dia-a-dia, para vocês ficarem ligados na hora de escolher qual alimento comprar:
1. Comparando duas granolas diferentes. A primeira é a opção mais saudável. Apesar da quantidade de fibras ser parecida nas duas, observem que a quantidade de açúcar, gorduras saturadas e sódio é muito maior na segunda opção.
2. Comparando pão branco (primeiro rótulo) e pão integral light (segundo). A segunda opção é a mais saudável. A quantidade de fibras do pão integral light é maior e a quantidade de sódio é menor!
**Lembrando que para ter certeza que o seu pão é mesmo integral, devemos olhar a ORDEM DOS INGREDIENTES! Para isso o primeiro ingrediente DEVE ser uma farinha integral (centeio, farinha de trigo integral).
3. Rótulo de barrinha de cereal. Observem que essa barrinha quase não tem fibras! Devemos procurar opções ricas em fibras.
4. Rótulo de um caldo de legumes. A Informação Nutricional também pode vir desse jeito. Vejam como o caldo de legumes pronto é riquíssimo em sódio, 1078 mg que representa 45% do valor diário! Segundo o Instituto do Coração do HC-FMUSP, o valor de VD (encontrado nos rótulos) NÃO DEVE ultrapassar de 7% nesse nutriente. Não utilizem esse tempero na sua alimentação, pode ser muito prejudicial a sua saúde. Substitua por temperos naturais! Saiba mais lendo aqui.
Espero que tenham gostado! Lembrem-se de prestarem sempre atenção nos rótulos dos alimentos, para não levar pra casa alimentos que parecem saudáveis, mas são perigosos para nossa saúde!
Para uma leitura complementar acessem o Manual de Orientação aos Consumidores da ANVISA
Para uma leitura complementar acessem o Manual de Orientação aos Consumidores da ANVISA
Beijoos e até a próxima!
FONTE: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Manual de orientação aos consumidores - Educação para o Consumo Saudável.
FONTE: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Manual de orientação aos consumidores - Educação para o Consumo Saudável.