sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feliz Novo Ano!


UAU!
Falta pouquíssimo pro ano acabar! 
E por isso, viemos agradecer, a cada um de vocês, pelo apoio e pela força que nos foi dada em 2012! Obrigada por abraçar a nossa causa e vestir nossa camisa. Obrigada pelos compartilhamentos e curtidas na nossa fanpage
E 2013 trará pra gente o nosso tão suado título: Nutricionistas. 
Estaremos aqui com mais projetos, mais informações, mais receitas e muitas novidades!

E, pra não perder o costume, que tal fazermos juntos as metas para este ano novo?

* Faça jus aos seus dentes em 2013! Mastigue! Comer é uma das melhores coisas da vida! Abrir mão disso pra beber um "shake" ao invés de uma refeição, não rola! Os "shakes" dão uma falsa sensação de magreza pois restringe o valor calórico que deve ser consumido para um valor muito inferior. 
O que acontece após o período "milagroso" dessa fórmula? GANHA-SE todo (ou até mais) quilos que foram perdidos. 
Então, primeira meta de 2013:



 * E aí, o que comer? O nosso país e a nossa cultura são agraciadas pelas maiores maravilhas do planeta: Frutas! YES, nós temos BANANAS (e mamãe, melão, melancia, pitomba, ameixa, pêra, maçã...)! Aproveite!


* Tá calor? Beba água! Treinou? Beba água! Acordou? Beba água! 
O ideal para o ser humano é consumir aproximadamente 8 copos de água por dia (2 litros). 
A água desempenha papel essencial na vida humana. Além de participar ativamente de cada processo do nosso corpo, hidrata as células, age no transporte de nutrientes, na eliminação de substâncias que o corpo não necessita.



* Para combinar com o nosso ritmo, com o nosso trio, vamos estipular essas três dicas como metas de 2013? Combinado? E ah, para fechar, temos um pedido especial para fazer, mas é fácil:
Obrigada por tudo! E que venha 2013!


Carol Machado, Luciana Alves e Corina Fontes


FONTE:
CARVALHO, A. P. L., ZANARDO, V. P. S. Consumo de água e outros líquidos em adultos e idosos residentes no município de Erechim -RS. PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.125,  p. 117-126, março/2010.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ceia de Natal


   Então é Natal! Final de ano, período de felicitações e comemorações propício para encontros familiares e casuais os quais são considerados um perigo para aqueles que querem seguir uma alimentação saudável. Geralmente, é nesta época do ano em que as pessoas cometem exageros à mesa – e aí vêm, como consequência, os quilinhos a mais, não é verdade?

   Para quem está procurando um cardápio saudável para a ceia de natal, nós do UniNutri, separamos algumas dicas que valem por um presente de natal. Confiram:

·         Existem aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal como castanhas, nozes e amêndoas. São consideradas ótimas fontes de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais (selênio, magnésio e manganês), além de fotoquímicos que atuam na redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares. Porém, evite exagerar, pois esses alimentos, apesar de nutritivos, são bem calóricos. (Saiba mais sobre as oleaginosas aqui!)

·         Abuse das frutas. As ameixas, uvas, figos, costumam marcar presença nesses eventos. São alimentos saudáveis, ricas em fibra alimentar e diferentes tipos de vitaminas como os carotenoides, folatos e vitamina C. Podem ser cortadas em pequenos pedaços e ser servidas como salada de frutas.

·         Prefira as saladas cruas ao salpicão, elas contêm um menor teor de gordura e maior teor de fibras, o que deixará sua alimentação mais equilibrada e saudável. Prepare uma salada bem colorida e complemente com molhos naturais, eles são sempre uma boa pedida.

·         Escolha apenas um tipo de carboidrato para compor o seu prato: As opções mais saudáveis, geralmente são as mais coloridas. Então que tal arroz especial com frutas secas? Ou então uma farofa com legumes? Agora, LEMBRE-SE de sempre optar por um desses alimentos, evitando misturá-los numa mesma refeição.


·         Para compor a sua ceia o peru costuma ser uma das carnes mais saudáveis, sendo mais indicado do que o chester, tender ou pernil pelo menor teor de gordura presente. Porém todas estas opções têm alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. LEMBRANDO de retirar a pele na hora do preparo.

·         Para beber, opte pelo suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou o vinho sem álcool. Estes possuem antioxidantes como resveratrol, o qual auxilia a diminuição dos níveis do LDL – colesterol e apresenta ação anticarcinogênica. Mas lembre-se: evite os excessos!

Agora é só aproveitar as festas de maneira saudável. Feliz Natal e um 2013 de muita saúde para todos!

FONTE:

Ministério da Saúde - Guia Alimentar Para a População Brasileira

MORAES,V; LOCATELLI, C. Vinho: uma revisão sobre a composição química e benefícios à saúde. Evidência, Joaçaba v.10 n. 1-2, p. 57-68, jan/dez 2010.

PASCHOAL. V., NAVES A. G., Oleaginosas: potentes fontes de antioxidantes. Nutrição,Saúde e Performance, 1: 11, 1999.

SICHIERI, R., et al.Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2000, vol.44, n.3, pp. 227-232.

TORRES, E. A.F.S., et al. Composição centesimal e valor calórico de alimentos de origem animal. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2000, vol.20, n.2, pp. 145-150.

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vamos confraternizar!!



Final de ano é momento de comemoração! São confraternizações dos amigos, do trabalho, da academia, do salão.. e quando você percebe, você tem mais confraternização do que dias livres, não é mesmo?
Porém, nem tudo são flores nas confraternizações. Após a saída regada a drinques e petiscos, bate aquele peso na consciência: Vou engordar!
Mas não é preciso se desesperar. Afinal, uma alimentação consciente muda tudo e qualquer coisa.

Sabe-se que a obesidade é causada, não somente, por um excesso de alimentação, mas também com a escolha dos alimentos que serão consumidos.
Atualmente, 49% da população brasileira encontra-se acima do peso. E o problema deixa de ser uma questão estética pra se tornar um grande "peso" na saúde. A obesidade aumentam o risco de diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e problemas nos rins.

Por isso, a escolha dos alimentos influencia diretamente no seu estilo de vida.

O que fazer nas confraternizações?

* Realize suas refeições em casa. 
Comer em casa facilita seguir a rotina alimentar. E se você se alimentar antes das confraternizações, evita aquela fome descontrolada.

* Cuidado com os petiscos.
De pouquinho em pouquinho, quando você percebe você já comeu bem mais do que devia. Uma boa opção é ter petiscos mais leves. Que tal ao invés de levar coxinhas, levar uns cubinhos de queijos brancos com orégano?

* Copo meio cheio - meio vazio.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Reserve só para o brinde. Sucos naturais ou água de coco são super refrescantes e saborosos.

* Café da manhã/ Almoço/ Jantar
Quando a opção da confraternização for uma refeição, lembre-se que quanto mais colorido o prato, mais saudável ele fica. Uma dica boa é evitar rodízios! Prefira restaurantes a la carte ou self-service.

* E os doces?
Cuidado no consumo destas delícias, afinal, elas contribuem para o desenvolvimento de doenças como diabetes, e, por conterem, em sua maioria, poucas fibras aumenta o açúcar no sangue mais rapidamente.

Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças.

Boas Festas!! 

Fonte: FELIPPE, F., SANTOS, A. M. dos, Novas demandas profissionais: obesidade em foco. Revista ADPPUCRS, n. 05, p 63-70, dez, 2004.

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Combata a Acne!

     Ela é caracterizada por uma hipersecreção sebácea, que obstrui a glândula sebácea, formando o cravo. Pode, então, infeccionar e inflamar, formando a acne. Essa formação está amplamente associada à alterações hormonais, por esse motivo que, nas mulheres, no período pré-menstrual costumam aparecer espinhas, devido à essa alteração.
    Porém a alimentação também tem a sua influencia e pode contribuir para a melhora da acne, assim como para a sua prevenção, através de uma alimentação correta e ingestão de líquidos adequada diariamente.
    Veja a função de cada nutriente no combate da acne:


  • Vitamina A: reduz a produção de sebo. Fontes: Cenoura, pimentão vermelho, brócolis, couve, abóbora.
  • Vitamina C: antioxidante e antiinflamatória. Fontes: caju, manga, couve, mamão, laranja, morango.
  • Vitamina B2: controla a oleosidade da pele. Fontes: Amêndoas, brócolis, abacate
  • Vitamina B6: regula o metabolismo hormonal. Fontes: Nozes, abacate, cenoura, leite.
  • Vitamina B5: atua no metabolismo dos lipídios e hormônios sexuais. Fontes: Ovo, tomate, abacate, mamão.
  • Fibras: eliminam toxinas. Fontes: frutas, verduras, integrais.
  • Clorofila: desintoxicante. Fontes: folhas verdes
  • Cálcio, fósforo e magnésio: mantêm o equilíbrio hidroeletrolítico. Fontes de cálcio: aveia, queijo, leite, amêndoa. Fontes de fósforo: Leite, queijo, gema de ovo. Fontes de magnésio: soja, amêndoa, espinafre, grão-de-bico.
  • Enxofre: cicatrizante. Fontes: Amêndoa, aveia, ovo, cebola, grão-de-bico, alho.
  • Selênio: antioxidante + vit E. Fontes selênio: castanha do pará, alho, nozes, amêndoas. Fontes vitamina E: amêndoa, abacate, manga.
  • Zinco: cicatrização e regeneração de tecidos, diminui inflamação, melhora resposta imune. Fontes: escarola, aveia, espinafre, carne.
Acne e Índice Glicêmico

     A insulina circulando em excesso no sangue estimula alterações hormonais que levam ao aparecimento da acne, além de ativar fatores que levam ao fechamento mais rápido da glândula sebácea.
     Recentemente, tem sido demonstrada uma melhora no quadro clínico da acne quando são adotadas dietas com baixo Índice Glicêmico (veja aqui o que é índice glicêmico). 
     Estudos comprovam que uma dieta de baixo IG leva à redução significativa do número total de lesões de acne, das lesões inflamatórias, do peso corporal, do percentual de gordura corporal, da circunferência da cintura, dos níveis séricos de testosterona e das concentrações de S-DHEA (dois dos principais hormônios envolvidos no processo acnéico).
     Portanto, deve-se evitar carboidratos refinados (doces, pão branco, sorvetes, arroz branco), reduzir a ingestão de gordura saturada (reduz a função dos receptores de insulina causando resistência insulínica) e adotar uma dieta de baixo IG, rica nos nutrientes já citados.


Lembrando: essas são somente orientações gerais. Procure um profissional nutricionista para um plano alimentar personalizado.

FONTE:

A.F COMIN, Z. E. SANTOS. Relação entre carga glicêmica da dieta e acne. Scientia Medica (Porto Alegre) 2011; volume 21, número 1, p. 37-43

F.M. BRENNER et al. Acne; um tratamento para cada cliente. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 15(3):257-266, maio/jun., 2006.

R. B. SMITH et al. A low-glycemic-load diet improves symptoms in acne vulgaris patients: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr 2007;86:107–15. Printed in USA. © 2007 American Society for Nutrition

LEÃO, L. S. C. S.; GOMES, M. C. R. Manual de Nutrição Clínica: Para atendimento Ambulatorial do Adulto. Editora Vozes. 11ª Edição. Petrópolis, RJ, 2010

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gastrite e Úlcera Péptica

   A mucosa do estômago é normalmente protegida das ações dos ácidos e enzimas gástricas por um revestimento de muco, que contém bicarbonato neutralizante de ácido.

    O uso crônico de aspirina e outros anti-inflamatórios (AINEs), uso de corticoesteróides, álcool, tabaco, substâncias erosivas, estress ou infecções por H. pylori podem comprometer a integridade da mucosa, levando ao aparecimento da gastrite. A gastrite pode se manifestar por inúmeros sintomas, incluindo náuseas, vômitos, mal estar, anorexia, hemorragias e dor epigástrica.

     Quando prolongada pode resultar em atrofia e perda das células parietais do estômago, com perda da secreção de ácido clorídrico (hipocloridria), levando à má digestão, diminuição na absorção de ácido fólico (vitamina B9), ferro, zinco e vitamina B12.

     Insuficiência dos mecanismos protetores da mucosa contra a acidez gástrica pode levar ao aparecimento de úlceras pépticas, muitas vezes devido a infecção com a bactéria Helicobacter pylori (porém pode ser causada pelos outros fatores já citados). Uma alimentação inadequada, com excesso de gorduras saturadas reduz os mecanismos protetores da mucosa gástrica, favorecendo o aparecimento da úlcera.

      A tratamento nutricional visa recuperar e proteger a mucosa gastrintestinal, facilitar a digestão e promover um rápido esvaziamento do estômago.

      Orientações:
  • Evitar ingerir grandes refeições, preferir fracionar as refeições, com menor volume e mais freqüentes, em intervalos regulares (evita uma grande distensão gástrica e aumenta o conforto).
  • Facilitar a digestão dos alimentos: evitar alimentos com cascas; preferir carnes magras (como patinho, músculo, coxão-mole), frango e peixes (ômega 3 - anti-inflamatório), evitando preparações gordurosas, preferindo as preparações mais abrandadas (cozida, moída, desfiada); realizar a mastigação completa dos alimentos (não comer com pressa).
  • Evite alimentos com temperatura muito elevada, provocam aumento da secreção ácida e retardo do esvaziamento gástrico. Prefira temperaturas mornas.
  • Evite excesso de proteína nas refeições (estimulam aumento da secreção gástrica).
  • Evite frituras e reaproveitamento do óleo das mesmas; pois produzem uma substância (acroteína) agressora da mucosa gástrica.
  • Evite café (inclusive o descafeinado), chás escuros, chocolate, bebida à base de cola e alimentos com muito fermento: estimulam aumento da secreção ácida.
  • Evite a ingestão de refrigerantes e bebidas gasosas, pois aumentam a pressão intra-gástrica.
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, o etanol estimula a secreção ácido-gástrica e é um potente irritante da mucosa gástrica (pode causar uma lesão da mucosa).
  • O leite promove um efeito calmante somente no momento em que é ingerido, logo a seguir ocorre um aumento do teor ácido-gástrico  com incremento da sensação de dor. Pode consumir, porém evite o excesso de leite e derivados. E prefira queijos brancos e leite desnatado.
  • Obeserve se os condimentos como: mostarda, pimenta, noz moscada, páprica, cravo da índia lhe causam dor, ou agravam os sintomas. Quando utilizados isoladamente provocam hiperemia ou edema da mucosa, porém não há indicações de que uma dieta isenta de condimentos impliquem na cicatrização ou alívio dos sintomas.
  • A restrição de sucos e frutas ácidos não tem fundamento científico, visto que os ácidos neles encontrados são fracos não alterando o pH intragástrico significativamente. Deve-se observar a tolerância de cada paciente.
  • Evite fumar. A nicotina provoca retardo na cicatrização da úlcera, exacerbando a inflamação.
Lembrando que essas são somente orientações gerais. Deve-se sempre procurar um profissional nutricionista.

FONTE:

MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: alimentos, nutrição & dietoterapia. 11. ed. São Paulo, SP: Roca, 2005. 1242 p. 

LEÃO, L. S. C. S.; GOMES, M. C. R. Manual de Nutrição Clínica: Para atendimento Ambulatorial do Adulto. Editora Vozes. 11ª Edição. Petrópolis, RJ, 2010

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com