sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ceia de Natal


   Então é Natal! Final de ano, período de felicitações e comemorações propício para encontros familiares e casuais os quais são considerados um perigo para aqueles que querem seguir uma alimentação saudável. Geralmente, é nesta época do ano em que as pessoas cometem exageros à mesa – e aí vêm, como consequência, os quilinhos a mais, não é verdade?

   Para quem está procurando um cardápio saudável para a ceia de natal, nós do UniNutri, separamos algumas dicas que valem por um presente de natal. Confiram:

·         Existem aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal como castanhas, nozes e amêndoas. São consideradas ótimas fontes de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais (selênio, magnésio e manganês), além de fotoquímicos que atuam na redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares. Porém, evite exagerar, pois esses alimentos, apesar de nutritivos, são bem calóricos. (Saiba mais sobre as oleaginosas aqui!)

·         Abuse das frutas. As ameixas, uvas, figos, costumam marcar presença nesses eventos. São alimentos saudáveis, ricas em fibra alimentar e diferentes tipos de vitaminas como os carotenoides, folatos e vitamina C. Podem ser cortadas em pequenos pedaços e ser servidas como salada de frutas.

·         Prefira as saladas cruas ao salpicão, elas contêm um menor teor de gordura e maior teor de fibras, o que deixará sua alimentação mais equilibrada e saudável. Prepare uma salada bem colorida e complemente com molhos naturais, eles são sempre uma boa pedida.

·         Escolha apenas um tipo de carboidrato para compor o seu prato: As opções mais saudáveis, geralmente são as mais coloridas. Então que tal arroz especial com frutas secas? Ou então uma farofa com legumes? Agora, LEMBRE-SE de sempre optar por um desses alimentos, evitando misturá-los numa mesma refeição.


·         Para compor a sua ceia o peru costuma ser uma das carnes mais saudáveis, sendo mais indicado do que o chester, tender ou pernil pelo menor teor de gordura presente. Porém todas estas opções têm alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. LEMBRANDO de retirar a pele na hora do preparo.

·         Para beber, opte pelo suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou o vinho sem álcool. Estes possuem antioxidantes como resveratrol, o qual auxilia a diminuição dos níveis do LDL – colesterol e apresenta ação anticarcinogênica. Mas lembre-se: evite os excessos!

Agora é só aproveitar as festas de maneira saudável. Feliz Natal e um 2013 de muita saúde para todos!

FONTE:

Ministério da Saúde - Guia Alimentar Para a População Brasileira

MORAES,V; LOCATELLI, C. Vinho: uma revisão sobre a composição química e benefícios à saúde. Evidência, Joaçaba v.10 n. 1-2, p. 57-68, jan/dez 2010.

PASCHOAL. V., NAVES A. G., Oleaginosas: potentes fontes de antioxidantes. Nutrição,Saúde e Performance, 1: 11, 1999.

SICHIERI, R., et al.Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2000, vol.44, n.3, pp. 227-232.

TORRES, E. A.F.S., et al. Composição centesimal e valor calórico de alimentos de origem animal. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2000, vol.20, n.2, pp. 145-150.

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário