terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vamos confraternizar!!



Final de ano é momento de comemoração! São confraternizações dos amigos, do trabalho, da academia, do salão.. e quando você percebe, você tem mais confraternização do que dias livres, não é mesmo?
Porém, nem tudo são flores nas confraternizações. Após a saída regada a drinques e petiscos, bate aquele peso na consciência: Vou engordar!
Mas não é preciso se desesperar. Afinal, uma alimentação consciente muda tudo e qualquer coisa.

Sabe-se que a obesidade é causada, não somente, por um excesso de alimentação, mas também com a escolha dos alimentos que serão consumidos.
Atualmente, 49% da população brasileira encontra-se acima do peso. E o problema deixa de ser uma questão estética pra se tornar um grande "peso" na saúde. A obesidade aumentam o risco de diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e problemas nos rins.

Por isso, a escolha dos alimentos influencia diretamente no seu estilo de vida.

O que fazer nas confraternizações?

* Realize suas refeições em casa. 
Comer em casa facilita seguir a rotina alimentar. E se você se alimentar antes das confraternizações, evita aquela fome descontrolada.

* Cuidado com os petiscos.
De pouquinho em pouquinho, quando você percebe você já comeu bem mais do que devia. Uma boa opção é ter petiscos mais leves. Que tal ao invés de levar coxinhas, levar uns cubinhos de queijos brancos com orégano?

* Copo meio cheio - meio vazio.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Reserve só para o brinde. Sucos naturais ou água de coco são super refrescantes e saborosos.

* Café da manhã/ Almoço/ Jantar
Quando a opção da confraternização for uma refeição, lembre-se que quanto mais colorido o prato, mais saudável ele fica. Uma dica boa é evitar rodízios! Prefira restaurantes a la carte ou self-service.

* E os doces?
Cuidado no consumo destas delícias, afinal, elas contribuem para o desenvolvimento de doenças como diabetes, e, por conterem, em sua maioria, poucas fibras aumenta o açúcar no sangue mais rapidamente.

Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças.

Boas Festas!! 

Fonte: FELIPPE, F., SANTOS, A. M. dos, Novas demandas profissionais: obesidade em foco. Revista ADPPUCRS, n. 05, p 63-70, dez, 2004.

Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com



0 comentários:

Postar um comentário