Ínicio da primavera, solzão voltando a aparecer, e nada melhor do que um lanche saudável, nutritivo, saboroso e acima de tudo refrescante para essa época, não é mesmo?
A água de coco pode e deve sim ser utilizada como uma opção de lanche saudável para aqueles que buscam uma alimentação mais equilibrada. Caracterizada como um isotônico natural existente na cavidade da semente do coco, rica em nutrientes e sendo composta por 93% de água, 5% de açúcares ( principalmente glicose e frutose) , além de proteínas, vitaminas e sais minerais, é considerada uma bebida leve, refrescante e pouco calórica.
Em 200ml apresenta cerca de 40 kcal, 10g de carboidrato, 320 mg de potássio e 40mg de sódio, além de boas doses de fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C. Por possuir algumas características como: baixos teores de carboidratos e gorduras, colaborando assim para seu valor calórico reduzido, é sugestiva como alternativa saudável em substituição para os refrigerantes ou outros produtos calóricos.
Em razão de sua composição, é indicada para: reidratar o organismo durante ou após a prática de exercícios físicos ou em casos de diarréia; desintoxicar o organismo; prevenir cãibras e fraqueza muscular e hidratar e amaciar a pele. Não existe indicação de consumo diário; porém, para quem tem diabetes ou insuficiência renal o consumo de água-de-coco deve ser controlado devido principalmente à quantidade de alguns nutrientes como glicose/frutose, sódio e/ou potássio, que podem agravar o quadro da doença.
Acerte na hora da compra:
1. Prefira as naturais ao invés das versões industrializadas. Todo produto fresco conserva melhor seus nutrientes!
2. Escolha os cocos mais verdes, pois possuem mais água. Como o amadurecimento, a parte carnosa se torna mais grossa e a quantidade de água diminui, embora fique mais adocicada.
3. Evite os com a casca machucada, rachada ou muito marrom.
4. Os bem amarelados produzem água mais adocicada.
5. Beba a água assim que o coco for aberto para aproveitar todos os seus nutrientes.
Quando exposta ao ar, sem refrigeração, poderá azedar.
Que tal uma água de coco hoje?
FONTE: ARAGÃO, W. M. A importância do coqueiro-anão verde. Artigos Embrapa - Coletâneas Rumos & Debates. Disponível em: <http://www.embrapa.br:8080/aplic/rumos.nsf/0/85bc576bec325c7c832569040048cb84...> Acesso em: 28/09/2012.
MARQUES, L. M. P. C.; GALLI, V. Água de coco: propriedades nutricionais, funcionais e comercialização. V Semana de Tecnologia em Alimentos, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2007.
Dúvidas e sugestões: unianutricao@gmail.com